terça-feira, 18 de maio de 2010

Metallica (Estádio do Morumbi, São Paulo, 31/01/10)























Primeiro, Sepultura sobe ao palco para mostrar que os brasileiros também sabem fazer heavy metal. Mas com uma chuva chata, que fez da pista um aglomerado de capas de chuva.

O show dos caras foi excelente, o som estava ótimo e contou com grandes clássicos da era Max Cavalera, como "Troops of Doom", "Inner Self" e "Territory".

Alguns minutos passam e o público fica aflito esperando pelo Metallica. O céu aberto exibe diversos raios entre as nuvens, gerando furor no público ao ser uma referência acidental ao segundo disco da banda, Ride The Lightning.

As luzes se apagam e começa "Ecstasy of Gold", instrumental oficial no início dos shows do Metallica. Nisso, a chuva vai parando enquanto o público a esquece - parece até um movimento sincronizado. A música de abertura, assim como nos outros shows da turnê, foi o clássico "Creeping Death", do álbum "Ride The Lightning". O que começou bom, enlouqueceu os fãs quando, na sequência, a faixa-título começou: "Ride The Lightning".

Na sequência, uma música que poucos esperavam: "Fuel", do álbum "Reload". Direto do disco apelidado de "Black Album", a continuação se deu com "Sad But True". Então os caras resolvem tocar mais uma do "Black Album", mas uma que ninguém esperava: "The Unforgiven", inédita nesta turnê. A balada contagiou até os headbangers mais extremistas.

Mostrando que seu último álbum, "Death Magnetic", soa como o Metallica que os fãs tanto cobravam, tocaram "That Was Just Your Life" seguida por "The End Of The Line".

Outro clássico do álbum "Master of Puppets" que a banda não havia tocado nos outros shows no Brasil foi "Welcome Home (Sanitarium)". Depois, ao contrário do dia anterior, "The Day That Never Comes" saiu do setlist dando lugar a "Cyanide". A última música do "Death Magnetic" foi "My Apocalypse", também muito bem recebida.

Difícil dizer qual foi o maior ápice do show, mas este certamente concorre: as luzes se apagam e a pirotecnia come solta na introdução de "One", o maior hit do álbum "...And Justice For All". Incrível ver um estádio ressonante com letras em inglês de uma banda de heavy metal! Na continuação, outro clássico maravilhoso executado foi a faixa-título do álbum "Master of Puppets".

Agora, para os fãs do segundo álbum da banda ("Ride The Lightning"), o privilégio deste terceiro show no Brasil foi escutar a porrada "Fight Fire With Fire". Aquilo foi incrível! Mas todos se acalmaram depois, com "Nothing Else Matters", a balada mais popular da banda, do "Black Album".

Fechando o setlist principal, "Enter Sandman", que parecia um hino no estádio. Emocionante ver dezenas de milhares de pessoas cantando junto com o mister James Hetfield.

No bis, como esperado, a primeira faixa foi um cover. Para o domingo, a banda escolheu "Helpless", do Diamond Head. Na sequência, "Hit The Lights", do álbum Kill'em All e, após fingir que iam embora, voltaram para tocar "Seek And Destroy", já com as luzes acesas.

Na saída, somente os sorrisos nos rostos de jovens de diversas gerações. Pais com filhos, amigos adolescentes, amigos adultos e da meia-idade. A música que preocupava os pais nos anos 80, hoje os une a seus filhos. É o poder do heavy metal, é a atitude do rock and roll!

Após trocar de produtor e realmente buscar sua sonoridade mais antiga, o Metallica conseguiu de fato conceber um excelente álbum ("Death Magnetic"). Somando a inovadora presença do baixista Robert Trujillo, a banda sofreu um processo de redescobrimento, de ideias novas mas com a mesma inspiração de quando começaram.

É possível perceber o entrosamento, a boa fase que vive a banda. Agora, talvez possamos afirmar que o Metallica amadureceu e encontrou sua identidade. E sim, James, depois deste show inesquecível, nós perdoamos a banda por estar há 11 anos longe do Brasil. Mas não tardem a voltar!

SETLIST
Intro - Ecstasy of Gold
1. Creeping Death
2. Ride The Lightning
3. Fuel
4. Sad But True
5. The Unforgiven
6. That Was Just Your Life
7. The End Of The Line
8. Welcome Home (Sanitarium)
9. Cyanide
10. My Apocalypse
11. One
12. Master of Puppets
13. Fight Fire With Fire
14. Nothing Else Matters
15. Enter Sandman

bis
16. Helpless
17. Hit The Lights
18. Seek And Destroy

KISS FM - a rádio oficial do Metallica no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário