segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Metallica e Lou Reed se unem em álbum histórico

Ele se uniram para gravar o álbum “Lulu”, uma ópera rock com letras escritas por Lou Reed e musicadas pelo Metallica. A banda está no Brasil para se apresentar pela primeira vez no Rock in Rio.

Trata-se de uma banda de heavy metal que já se aventurou pela trilha das baladas românticas e dividiu o palco com uma orquestra. Na estrada desde 1981, o Metallica é o maior grupo de metal em atividade. Já foram nove prêmios “Grammy”, 100 milhões de discos vendidos e um lugar definitivo no “The Rock and Roll Hall of Fame”, o panteão dos imortais do rock.

O peso do Metallica sobe ao palco do Rock in Rio neste domingo (25). O Fantástico conversou com o baterista Lars Ulrich, na semana passada, quando o Metallica finalizou um álbum histórico com outra lenda viva: Lou Reed. Esse encontro é inusitado e ao mesmo tempo faz pensar: “Como é que isso nunca aconteceu antes?”.

Lou Reed e Metallica se uniram para gravar o álbum “Lulu”, uma ópera rock com letras escritas por Lou Reed e musicadas pelo Metallica. Quando perguntado como foi trabalhar com um ícone do rock, quem responde é o próprio Lou Reed: “Esses caras é que são ícones do rock. Foi ótimo trabalhar com eles. Eu estou mais do que feliz”.

Lars Ulrich segue com a troca de gentilezas entre roqueiros. “O trabalho com o Lou Reed foi muito natural. Nós levamos apenas quatro dias para finalizar dois terços do álbum. Foi incrível. Tivemos uma energia espontânea juntos”, disse.

A primeira ideia era regravar alguns clássicos de Reed. Ele mesmo preferiu revisitar um trabalho recente, uma adaptação de uma ópera que ele compôs. “Eu pensei: o Metallica é a banda perfeita para trabalhar comigo nesse projeto, e chamei os caras”, comentou Lou Reed. “Levou mais ou menos uns dois minutos para a gente aceitar. Foi um presente de Deus”, acrescentou Lars.

O Metallica sempre gostou de colaborações. Em 1999, o grupo surpreendeu ao tocar acompanhado pela Orquestra Sinfônica de São Francisco. Desde o ano passado, eles têm se apresentado com Slayer, Megadeth e Antrax, no que deve ser talvez o maior encontro de heavy metal da história.

Qual a expectativa para tocar no Rock in Rio? “Parece mentira, mas nós não tocamos no Rio desde 1989”, lembra Lars, que tem boas lembranças do Brasil. Por falar em memórias, Lars brinca uma foto que está na sala: “A gente era jovem naquela época e inocente. Eu tinha uns 14 anos”.

Na viagem ao Rio, ele se lembra que jogava ‘freesbee’ na praia durante horas. “Talvez se a gente não tivesse perdido aquele ‘freesbee’ no mar, eu estaria até hoje naquela praia. Era muito lindo”, disse.

No meio do papo, caiu a ficha de Lars: “Eu vou estar no Brasil na semana que vem”. Lou Reed se surpreende: “Na semana que vem?”, pergunta. “Você sabe de uma coisa absurda? O Metallica já tocou em edições do Rock in Rio pelo mundo inteiro, menos no Rio”, acrescenta Lars. Chegou a hora de consertar essa falha na carreira do Metallica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário